segunda-feira, 3 de maio de 2010

Futebol sem fanatismo!!!

Vou iniciar este post pedindo desculpas aos amigos cruzeirenses que não se encaixam nas críticas que vou fazer.

Ontem foi um dia de Glória para o MEU time do coração. Inesquecível por tudo o que aconteceu até então. Não vou falar muito do jogo em si, por que a mídia fez, está fazendo e continuará fazendo isso com excelência.

Num dia especial como esse, paro e penso nos exemplos que o futebol trás para a sociedade como um todo. O Brasil respira futebol! Não tem jeito! Está no sangue! Quando meninos nascem em uma família, ou até mesmo antes dele nascer, já se dá inicio a discussão de qual time ele irá torcer e logo aparecem com uma bola de futebol pra dar de presente pra criança. Felizmente, não fui influenciado e escolhi para qual time iria torcer com 4 anos de idade como me recordo até hoje.

Apesar do orgulho, da felicidade desse dia de comemoração, eu gostaria de fazer algumas críticas ao futebol. Atenção! AO FUTEBOL!

Não é de hoje que existe rivalidade no futebol. Os dias vão passando, os jogos vão terminando e o que vejo é essa rivalidade ficando cada vez mais doentia. Pessoas agredindo outras, verbal e até fisicamente. Chegando ao extremo vez ou outra. Tirando a vida de pessoas que no início apenas queriam sentir a alegria de uma vitória do time ao qual ele torce.

Os agressores esquecem da alegria do futebol e de toda a sintonia que há na relação de um time e uma torcida. Tudo isso para destruir! Uma das grandes causas disso tudo, são palavras ditas sem pensar. Provocações que naturalmente poderiam ser evitadas. Eu por exemplo não ataco ninguém com esse tipo de provocação, tem muita gente ai pra confirmar isso.

Hoje sai de casa e antes de chegar no trabalho já ouvi muita gente desvalorizando um título de um campeonato que eu tenho CERTEZA ABSOLUTA que essas mesmas pessoas virariam a noite comemorando a exemplo da torcida atleticana. Mesmo que torçam contra outro time esse tipo de comentário não deveria ser feito da forma que venho ouvindo a anos. Outro fato que me deixou insatisfeito, foi a provocação feita pelo Santos ao Wanderlei Luxemburgo. Principalmente pelo envolvimento do Robinho, jogador super talentoso que eu admiro dentro de campo mas que foi super infeliz no apoio a provocação(Eu não esperava essa falta de profissionalismo). Qualidades e defeitos todos temos. Críticas devem ser feitas com total consciência. Qualidades devem ser ressaltadas, mas o que vemos disso tudo é apenas provocação e sátira. Tripudiar o outro te faz maior? Essa pergunta é para TODAS as pessoas que lerem esse post, sendo elas ATLETICANAS ou CRUZEIRENSES.

Enfim, a mensagem, acho que foi passada com clareza. Vamos pensar bem nas consequências das palavras que falamos. Apenas isso já vai deixar um clima mais harmônico no nosso ambiente de trabalho, de estudo, de família e em todos os outros ambientes que venhamos a discutir futebol. Vamos voltar a fazer desse esporte fonte de alegria nacional e não fonte de intrigas e inimizades.

Gostaria agora por último de enaltecer dois cruzeirenses que me surpreenderam. O primeiro deles é meu amigo Marconi. Ele já me conhece, sabe como penso e creio que pense de forma parecida a mim. O segundo é o Dilan. Um garoto que trabalha no mesmo lugar que eu. É um garoto que respeita, e sabe o que dizer principalmente sobre a qualidade das pessoas que estão sendo discutidas.

Fica o recado. Espero que todos um dia comemoremos por ter um ambiente bom para falarmos de futebol mesmo tendo torcidas distintas.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário